data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Ari Bolzan, 72 anos, nasceu em Silveira Martins. Ele teve três irmãos e quatro irmãs. Aos 23 anos, o silveirense se mudou para Santa Maria. Antes de trocar de cidade, ele se casou com a agricultora Veroni Terezinha Borges Bolzan, em 1971. Conforme conta Veroni, o casal se conheceu em um baile no CTG Liberdade, em Silveira Martins. Eles tiveram quatro filhas, Vânia Bolzan Tomitsuka, 48 anos, Jocelaine Borges Bolzan, 47, Adriane Borges Bolzan, 44, e Patrícia Borges Bolzan, falecida. Delas, eles ganharam três netas, Juliane Bolzan Dias, Emmilisi Bolzan Peixoto e Luiza Bolzan Roth, e dois bisnetos, Maria Clara Bolzan Siqueira e Arthur Bolzan Siqueira.
Ari ganhava a vida como agricultor. Há cerca de 30 anos, ele passou por uma cirurgia no coração e, apaixonado pelo trabalho, mesmo com limitações de saúde, continuou envolvido com plantações.
Nos momentos de lazer, Ari adorava estar rodeado pelos amigos para bater um bom papo. Nessa rotina, o agricultor gostava de ir a rodeios e jogar bocha.
Para Veroni, fica a saudade de alguém que ensinava com o estilo de vida:
- Ele foi um ótimo companheiro, um cidadão que tinha muita fé em Deus e em Nossa Senhora. Para as filhas, netos e bisnetos, ele deixou o exemplo de que devemos ter responsabilidade com o trabalho. Ari prezava pela preservação da família.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Vânia lembra do pai cantarolando músicas gauchescas:
- Meu pai ensinou que, para alcançarmos nossos sonhos, devemos trabalhar e ter as pessoas queridas sempre por perto.
Para Adriane, fica a lembrança do apoio constante e dos conselhos. Jocelaine acrescenta que Ari era apegado às netas e foi exemplo de perseverança:
- O sonho do pai era ter um filho homem. Quando nasceu o bisneto Arthur, ele ficou muito feliz. A mesa dele era um local de encontro e ótimas conversas.
Ari Bolzan morreu em 1° de outubro de 2019, vítima de insuficiência cardíaca. Ele foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Santa Rita.
Falecimentos em Santa Maria e região
Funerária Cauzzo
5/10
- Elso Alves Doyle, aos 89 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal
- João Cirilo Nunes, 59 anos, sepultado no cemitério de Picada dos Bastos, em Santa Maria
6/10
- Itati de Lourdes do Amaral Garcia, aos 46 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal
7/10
- Maria Zulmira Mariano da Rocha, aos 101 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal